1. INSPECIONAR ANUALMENTE (NBR 15808), RETESTE A CADA 5 ANOS. (NBR 15808).
2. O PONTEIRO DO MANÔMETRO ESTANDO NA FAIXA ‘’RECARREGAR’’, ENVIAR PARA MANUTENÇÃO.
3. RECARREGAR IMEDIATAMENTE APÓS O USO.
Temperatura de operação: faixa I (-10° a 50°C) | Carga: Pó químico à base de BCK, sais de potássio extra fino.
Carga: Pó químico à base de na HCO³ (Bicarbonato de Sódio) | Gás expelente: N² (Nitrogênio) pressão norminal
a craga 10,5 Kgf/cm²
*NÃO É PERMITIDO SOLDA NO CILINDRO
Extintor de incêndio portátil, com carga de pó químico seco ABC, de acordo com a norma ABNT NBR 15808. Pressurizado com nitrogênio, válvula gatilho com rosca M30 x 1,5 acoplado um indicador de pressão com escala de 10 a 21 kgf/cm² (0 a 2,06 Mpa) e o’ring, para que não haja vazamento do gás expelente. Destinado à proteção e combate a incêndio da Classe A (aparas de papel), B (líquidos inflamáveis) e C (materiais elétricos sob carga), é fornecido nas capacidades de 4/6/8/12 quilos de agente extintor, com pressão de serviço 10,5 kgf/cm² (1,02 Mpa) e pressão de testes de 30 kgf/cm² (2,94 Mpa). Temperatura de operação: -10 a 50°C.
EI402
EI404
4 Kg
6 Kg
5-B:C
5-B:C
165 mm
165 mm
505 mm
620 mm
14,5
19,0
São extintores indicados para combater incêndios da classe B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos).
Fabricado a partir de uma chapa plana de aço carbono, conformado em cilindro e soldado longitudinalmente com solda MIG. Calotas estampadas a frio e soldadas so cilindro do recipiente. Duplo tratamento anticorrosão (fosfatização e zincagem).
Pintura eletrostática a pó epoxi, tinta e processo ecologicamente corretos com acabamento alto brilho.
Válvula tipo alavanca forjada em latão, usinada com rosca M38 x 2 com adaptador rosca de 282/1” BSP. Mangueira de 5 m, resistente e com válvula de descarga tipo pistola em plástico.
Fabricados de acordo com a norma ABNT NBR 15809.
O Extintor de Incêndio é um dos muitos produtos sujeitos à Avaliação Compulsória da Conformidade. Isso significa que deve ser fabricado, obrigatoriamente, de acordo (ou em conformidade) com requisitos definidos pelo Inmetro.
Os fabricantes de extintores de incêndio precisam solicitar a um Organismo de Certificação de Produto – OCP – acreditado pelo Inmetro, que avaliem os seus extintores. Se forem cumpridos todos os requisitos e formalidades da Portaria Inmetro n°. 486 de 08/12/2010, o extintor recebe o Certificado de Conformidade. Os requisitos técnicos são os definidos nas normas ABNT NBR 15808 – Extintores de Incêndio Portáteis, e ABNT NBR 15809 – Extintores de Incêndio Sobre Rodas.
As empresas que fornecem serviços de manutenção e recarga de extintores também precisam estar em conformidade com as exigências legais do Inmetro. Os requisitos técnicos são definidos pela norma ABNT NBR 12962 -Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.
Portanto, é a norma ABNT NBR 15808 que define os prazos para inspeção e manutenção de extintores. Para resumir:
Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados a cada 12 meses. Essa inspeção é que irá determinar o nível de manutenção pelo qual o extintor deverá passar.
Os extintores com carga de CO2 – Dióxido de Carbono devem ser inspecionados a cada 6 meses para verificar se houve perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado.
O ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores deve ser realizado a cada 5 anos, ou em menor intervalo se o mesmo tiver sofrido impacto sério.
Informações sobre a data da última inspeção ou manutenção, próxima inspeção e garantia podem ser encontrados em cada extintor. Veja onde:
O Anel de plástico ou metal na válvula informa em que ano o extintor foi recarregado. No anel de metal a data é puncionada, enquanto os anéis de plástico são de cores diferentes conforme o ano que representam: Para o ano de 2012 o anel é AMARELO. Para 2013 o anel é VERDE. Para 2014 o anel é BRANCO. Para 2015 o anel é AZUL. Para 2016 o anel é PRETO.Para 2017 o anel é LARANJA e para 2018 o anel é PÚRPURA. O anel deve apresentar o nome da empresa responsável pela sua colocação.
O Selo holográfico de Conformidade do Inmetro demonstra que o extintor foi fabricado e manutenido por empresas certificadas e credenciadas pelo Inmetro. No extintor novo o selo é avermelhado e traz informações do fabricante. No extintor que já passou por manutenção o selo é azulado e traz informações sobre a empresa e a data da manutenção.